Após o veleiro Sibir e da navio Admiral Vladimirsky atracarem no Rio de Janeiro nas últimas semanas, agora é o veleiro russo Kruzenshtern que visita a cidade em expedição que comemora os 200 anos da descoberta da Antártica pelos marinheiros navais russos Fabian von Bellingshausen e Mikhail Lazarev.
O capitão do veleiro Kruzenshtern, Mikhail Yeremchenko, declarou à Sputnik Brasil que a parada no Rio de Janeiro tem um aspecto bastante simbólico por seguir a tradição da primeira expedição russa à Antártica.
"Essa é uma parada muito importante, porque podemos dizer que seguimos a tradição e o trajeto realizado por Bellingshausen e Lazarev na expedição da descoberta da Antártica 200 anos atrás. É um aspecto muito simbólico", destacou Yeremchenko.
A expedição russa do Kruzenshtern também marca a data comemorativa dos 75 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, que é chamada na Rússia de Grande Guerra pela Pátria, parte da Segunda Guerra Mundial compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados.
O capitão do veleiro russo disse que há uma série de eventos em conjunto com o cônsul-geral da Rússia, incluindo a cerimônia de colocação de uma coroa de flores no Monumento aos Pracinhas, em homenagem aos mortos na Segunda Guerra Mundial.
"Outro momento muito importante é que amanhã e depois de amanhã o navio estará aberto à visitação para cidadãos brasileiros, moradores do Rio de Janeiro e visitantes da cidade", acrescentou.
O cônsul-geral da Rússia no Rio de Janeiro, Vladimir Tokmakov, visitou a embarcação russa e deu boas-vindas à tripulação do veleiro Kruzenshtern, também destacando que a primeira expedição russa à Antártica atracou no Rio de Janeiro em 2 de novembro de 1819.
"Parabenizo vocês pela bem sucedida travessia do Atlântico e chegada no Rio de Janeiro. Neste ano na Rússia e em todo mundo são celebrados os 200 anos da descoberta da Antártica pelos navegadores Fabian von Bellingshausen e Mikhail Lazarev, que durante a primeira expedição russa à Antártica em 1820 com as embarcações Vostok e Mirny pela primeira vez alcançaram o continente do sul", destacou o cônsul-geral russo no Rio de Janeiro, ao cumprimentar a tripulação.
A embarcação estará aberta a visitação nos dias 23 e 24 de janeiro entre 10h e 15h, no Armazém 7 da zona portuária, no Centro do Rio.