A descoberta no histórico bairro La Merced ajudou os especialistas a determinar a localização exata de Temazcaltitlán, uma das primeiras áreas da cidade de Tenochtitlán, a antiga metrópole que se tornou a moderna Cidade do México.
Segundo o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), o local era usado para purificar o corpo das pessoas, induzindo a transpiração em várias circunstâncias, inclusive para fins medicinais e rituais religiosos, sendo também usado como preparação para a maternidade.
No local da escavação, também foram encontradas a fundação de uma casa colonial e de uma oficina de curtumes habitadas por pessoas da nobreza mexicana entre 1521 e 1620 d.C.
Un baño de vapor permite ubicar un barrio prehispánico oculto durante siglos en el corazón de Ciudad de Méxicohttps://t.co/DcRUmfLsvv pic.twitter.com/c0TCjop17R
— EL INFORMANTE (@ElInformanteMX) January 23, 2020
Uma sauna permite-nos localizar um bairro pré-hispânico escondido durante séculos no coração da Cidade do México
#GaleriasDDM 📸
— Diario de México (@DDMexico) January 21, 2020
Arqueólogos han anunciado el hallazgo de un antiguo baño de vapor en las inmediaciones del barrio de La Merced. La zona del hallazgo también habría sido hogar de una familia de la nobleza indígena después de consumada la conquista. 🔍
Fotografías: @INAHmx pic.twitter.com/yt8EpOmHLc
Arqueólogos anunciaram a descoberta de uma antiga sauna nas proximidades do bairro de La Merced. A área da descoberta teria sido também o lar de uma família da nobreza indígena, após a conquista ter sido consumada
"As descobertas sugerem que no século XVI esta área era mais povoada do que pensávamos inicialmente […] Tenochtitlán estava dividida em quatro partes e nós estamos na parte chamada Teopan, em um bairro chamado Temazcaltitlán, onde estavam as saunas", disse Víctor Esperón Calleja, que liderou os trabalhos de escavação, citado pela BBC.
As fundações do temazcal têm 5 metros de comprimento e 2,98 metros de largura, com uma banheira e um banco embutidos no interior, confirmou o INAH.
Segundo registros históricos, uma mulher da nobreza mexicana chamada Quetzalmoyahuatzin banhou-se no temazcal em um ritual purificador antes de dar à luz.
Arqueólogos acreditam que o bairro era usado como área de adoração de divindades femininas.