"Na noite de quinta-feira, 23 de janeiro, um homem adulto apresentou-se ao departamento de emergência de Sunnybrook com febre e sintomas respiratórios. O paciente foi rastreado e, além de seus sintomas, confirmou o histórico recente de viagens para Wuhan, na China", segundo diz o comunicado da instituição.
O paciente é um cidadão canadense que voltou de Wuhan em Toronto em 22 de janeiro e imediatamente sentiu que estava doente. Ele agora está em condições estáveis e está isolado.
© Foto / Arquivo nacional de microrganismos patogênicos da ChinaPrimeira foto do novo coronavírus feita com microscópio eletrônico por cientistas chineses
Primeira foto do novo coronavírus feita com microscópio eletrônico por cientistas chineses
© Foto / Arquivo nacional de microrganismos patogênicos da China
No fim de dezembro, as autoridades da China anunciaram um surto de pneumonia de origem desconhecida na cidade de Wuhan. Posteriormente, foi descoberto se tratar de um novo tipo de coronavírus, o 2019-nCoV, que ocasiona sintomas semelhantes aos da gripe, tais como febre e problemas respiratórios. A diferença é que o novo vírus pode estar acompanhado por uma forma mortalmente perigosa de pneumonia.
As autoridades da China confirmaram que o vírus pode ser transmitido de humano para humano. Casos de infeção já foram registrados em Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, EUA, Macau, Singapura e Arábia Saudita.