Um internauta publicou no Twitter uma foto do mercado de frutos do mar na cidade chinesa de Wuhan, onde poderia ter iniciado a proliferação do novo tipo do coronavírus.
Dá para ver na foto um cardápio repleto de animais selvagens, inclusive filhotes de lobo vivos e civetas.
Photo from Douban of a menu at #Wuhan Huanan Seafood Market. Don't know when it was taken, but they sell all kinds of wild animals incl. live wolf pups & palm civets. 2nd photo taken after outbreak discovered shows this storefront (3rd left) covering word “野 (wild)” in its name. pic.twitter.com/HiQlzX4XBX
— Muyi Xiao (@muyixiao) January 21, 2020
Foto de Douban de um cardápio no mercado de frutos do mar de Wuhan. Não sei de quando é essa foto, mas eles vendem todos os tipos de animais selvagens, inclusive filhotes de lobo vivos e civetas. A segunda foto foi tirada depois da descoberta do surto e mostra o anúncio na loja (terceira à esquerda) com a palavra que significa "selvagem".
No fim de dezembro, as autoridades da China anunciaram um surto de pneumonia de origem desconhecida na cidade de Wuhan. Posteriormente, foi descoberto se tratar de um novo tipo de coronavírus, o 2019-nCoV, que ocasiona sintomas semelhantes aos da gripe, tais como febre e problemas respiratórios. A diferença é que o novo vírus pode estar acompanhado por uma forma mortalmente perigosa de pneumonia.
Segundo informações recentes, pelo menos 1.303 pessoas na China foram infectadas, 41 pacientes já morreram, tendo dois deles morrido fora da província chinesa de Hubei.
O vírus continua se espalhando para além da China, com casos registrados na Coreia do Sul, Japão, EUA, França, Austrália, Vietnã, Singapura, Arábia Saudita, Tailândia, Malásia e Taiwan.