Peru elege parlamento dividido, aponta contagem

© AP Photo / Martin MejiaManifestantes a favor da decisão do presidente peruano Martín Vizcarra de dissolver o Congresso da República, 30 de setembro de 2019
Manifestantes a favor da decisão do presidente peruano Martín Vizcarra de dissolver o Congresso da República, 30 de setembro de 2019 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os peruanos elegeram no domingo um congresso composto por dez partidos de várias forças políticas e nenhuma maioria, aponta a contagem rápida de uma empresa de votação citada pela Reuters.

O Congresso da República, de 130 cadeiras, foi dissolvido pelo presidente Martín Vizcarra quatro meses atrás, após um longo confronto, principalmente com o grupo de oposição de direita Força Popular, da ex-candidata à presidência Keiko Fujimori, sobre reformas no sistema judicial e político e leis anticorrupção.  

​A contagem rápida de 100% das mesas de votação da empresa Ipsos Peru indica que o partido de centro Ação Popular teria obtido 24 cadeiras no novo congresso unicameral, seguido pelo também centrista Aliança para o Progreso, com 18 representantes, e pela União pelo Peru, da centro-esquerda, com 17, destaca a Reuters.

Segundo a agência, o grupo evangélico Frente Popular Agrícola do Peru (Frepap) teria conseguido 16 assentos no parlamento, marcando sua volta ao legislativo depois de 20 anos. Já a Força Popular teria alcançado apenas 12 cadeiras, depois de dominar o último congresso e qualificar como ilegal o fechamento do mesmo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала