O objetivo do acordo é a criação de base legal e administrativa para o desenvolvimento da cooperação bilateral em pesquisa espacial e realização de atividades espaciais com fins pacíficos de maneira conjunta.
"Ratifica-se o acordo assinado entre os governos da Rússia e de Angola sobre cooperação na esfera de pesquisa e uso do espaço para fins pacíficos", informou site do governo russo.
O acordo também abre caminho para a realização de projetos espaciais conjuntos de longo prazo. No formato de acordo-quadro, o documento lança as bases para a cooperação e prevê regulamentos em áreas como propriedade intelectual, intercâmbio de informações, controle de exportações e controles alfandegários para produtos sensíveis.
Do lado russo, o acordo será implementado pela empresa russa de atividades espaciais, Roscosmos, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Digital, Comunicações e Mídia de Massa. Do lado angolano, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação deve coordenar as atividades.
Moscou já participa de atividades de cooperação espacial com Luanda, como na construção do satélite AngoSat-2. A cooperação espacial entre os dois países tem o objetivo de desenvolver os setores de telecomunicação e navegação espacial de Angola.
O acordo foi assinado durante visita do presidente de Angola, João Lourenço, a Moscou, em abril de 2019.