Os brasileiros em situação irregular estão sendo incluídos em um programa chamado Protocolos de Proteção ao Migrante (MPP). De acordo com um comunicado do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS), o número de cidadãos do Brasil que chegam ao país pela fronteira sudoeste triplicou ao longo do último ano.
"O que a gente pode fazer aqui efetivamente para coibir a saída é dar condições que justifiquem, justamente, esses movimentos. Por que as pessoas saem de um país? As pessoas saem de um país para buscar melhores condições de vida em outro país" https://t.co/q7tOe9NNkS
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 29, 2020
"Os Estados Unidos continuam trabalhando com seus parceiros na região, bem como com outros países, para conter o fluxo de migração irregular para os EUA. O MPP é uma das muitas ferramentas implementadas pelo departamento para garantir que aqueles com pedidos de asilo meritórios sejam julgados oportunamente, enquanto que pedidos fraudulentos são propriamente identificados", diz a nota.
Ainda segundo as autoridades norte-americanas, a inclusão de brasileiros no MPP, implementado em janeiro de 2019, demonstra que o DHS, "juntamente com seus colegas mexicanos, sempre procurou expandir o programa de maneira segura e responsável".