Um enorme complexo que possivelmente serviu como uma propriedade rural sob os antigos reis mencionados na Bíblia foi desenterrado por arqueólogos no norte de Israel, relata o jornal Haaretz.
Segundo o jornal, a descoberta foi feita em Horvat Tevet, localizada nas proximidades da cidade moderna de Afula, durante uma escavação realizada antes da construção de uma estrada.
Arqueólogos acreditam que, há uns 2.900 anos, a propriedade serviu como "um local-chave para as autoridades israelenses recolherem e redistribuírem os produtos agrícolas da região vizinha".
"O século em que Horvat Tevet foi uma propriedade real foi também o século em que o Reino de Israel nasceu, e isso traz luz às primeiras relações entre as tribos de Israel, seu nascimento como um reino e seus mecanismos políticos de controle", afirmou Omer Sergi, arqueólogo da Universidade de Tel Aviv, que codirige a pesquisa no local.
Os restos mais proeminentes do complexo aparentemente datam da Idade do Ferro, e foram construídos durante o tempo da Dinastia de Omri.
"Quando você entra no edifício principal de Horvat Tevet, você está no edifício mais bem preservado da Casa de Omri já encontrado em Israel", observou Sergi.
Apesar da importância das descobertas feitas lá, se espera que Horvat Tevet se torne, aparentemente, outro sítio arqueológico em Israel "a ser coberto ou destruído por projetos de desenvolvimento modernos", observa o jornal.