O governo dos Estados Unidos colocou o seu corpo diplomático e familiares sob o status de "partida autorizada", o que permite deixarem o país asiático.
Um porta-voz do Departamento de Estado, segundo publicado pelo portal Axios, disse que a medida se aplica "a todos os funcionários governamentais não emergenciais dos EUA das Embaixadas em Pequim e dos Consulados-Gerais em Chengdu, Guangzhou, Xangai e Shenyang".
"O Departamento de Estado tomou a decisão de colocar a Embaixada e os Consulados-Gerais dos Estados Unidos no status de partida autorizada por cautela relacionada a interrupções logísticas decorrentes de transporte restrito e disponibilidade de cuidados de saúde adequados relacionados ao novo coronavírus", afirmou o porta-voz.
Os serviços consulares continuarão a ser feitos "conforme os recursos permitirem".
Os funcionários norte-americanos que trabalham em Wuhan, local de onde o vírus começou a se espalhar, foram colocados sob "ordem de partida", status seguinte ao de "partida autorizada".
Surto da doença já deixou 170 mortos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu declarar nesta quinta-feira (30) o coronavírus 2019-nCoV como uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
O surto da doença já deixou 170 mortos na China e mais de 8.100 pessoas foram infectadas em todo o mundo.
Esta é a sexta vez que a OMS aciona o dispositivo de declarar "emergência de saúde pública de interesse internacional", desde que o mecanismo foi criado, em 2005.