López Obrador: bem-estar social é mais importante do que crescimento econômico

© REUTERS / Henry RomeroAndrés Manuel López Obrador, presidente do México, durante coletiva de imprensa no Palácio Nacional, na Cidade do México, em 27 de dezembro de 2019
Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, durante coletiva de imprensa no Palácio Nacional, na Cidade do México, em 27 de dezembro de 2019 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente do México disse hoje que o crescimento econômico de um país não garante o bem-estar de sua população, e, sendo assim, pouco importa o quanto uma economia cresceu se as riquezas estiverem concentradas em poucas mãos.

Em coletiva de imprensa sobre os dados da economia mexicana do ano passado, revelados nesta quinta-feira, Andrés Manuel López Obrador afirmou não se importar muito com o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB), mas, sim, com a melhoria da qualidade de vida dos mexicanos. Segundo ele, durante o período neoliberal, o pouco crescimento registrado no México só serviu para que os ricos acumulassem mais dinheiro. E, agora, é hora de se preocupar com outros parâmetros.

"Posso dizer que há bem-estar. Pode não haver crescimento, mas há desenvolvimento e bem-estar, que são diferentes", disse ele, respondendo a uma pergunta sobre os dados oficiais publicados neste 30 de janeiro.

Mais cedo, o Instituto Nacional de Estatística e Geografia informou que a economia mexicana sofreu uma contração de 0,1% em 2019 em relação ao ano anterior, depois de crescer cerca de 2% em 2018. No entanto, de acordo com Obrador, mais importante do que medir o PIB seria concentrar os esforços em uma melhor distribuição de renda e garantir que os benefícios cheguem a todos os mexicanos. 

#PIB Oportuno mostra a desaceleração da economia mexicana desde o segundo semestre de 2018: depois de crescer 2,5% ao ano (números originais) em 2018-T3, é possível observar uma queda de (-) 0,3% em 2019-T3 e T4.​

"Não é fácil, depois de 36 anos de predomínio de um modelo econômico, que, por sinal, fracassou, medir de outra forma, levando mais em conta o bem-estar e o desenvolvimento", enfatizou o presidente. "É isso que me acalma, porque, abaixo, há mais poder de compra, não há crise de consumo", acrescentou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала