"Estamos realmente progredindo: nos dias anteriores, não sabíamos que tipo de vírus era, mas identificamos a natureza do novo vírus", disse Zhang Jun nesta quinta-feira (30). "Também estamos muito confiantes de que somos capazes de derrotar esse coronavírus e tornar nossa vida normal."
Zhang disse que, embora a situação com o surto de vírus continue desafiadora, Pequim já conseguiu tratar mais de 130 pessoas no país.
O diplomata destacou que a cooperação internacional é de grande importância no combate à nova cepa do coronavírus. Atualmente, afirmou Zhang, a China precisa urgentemente de equipamentos médicos adicionais, como óculos e luvas de proteção.
O novo tipo de coronavírus foi detectado pela primeira vez em dezembro passado em Wuhan, na China, e desde então se espalhou para 19 países. A epidemia já deixou 213 pessoas mortas na China e mais de 9.350 mais infectadas globalmente.
Na quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o cenário é de uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.