Por isso, decidiu testar aeronaves utilizando biocombustível, e com o sucesso do teste com um avião An-32 da Força Aérea é muito provável que a IAF eleve gradualmente a utilização do biocombustível em sua frota.
Nesta sexta-feira (31), a aeronave decolou com sucesso utilizando uma mistura de 10% de biocombustível de aviação nos dois motores. O teste foi realizado nas proximidades da fronteira com a China.
A aeronave foi testada em voo e seu desempenho foi avaliado na Base Aérea de Chandigarh antes de iniciar o voo operacional para Leh, informou a IAF, ressaltando que o voo bem-sucedido demonstra a capacidade da Força Aérea em busca de novas tecnologias.
Caça Su-57 pode ter a Índia como um dos seus principais destinos, diz ministro russo https://t.co/sGkIdG1zSu pic.twitter.com/mg00EFBlGs
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) March 26, 2019
A cidade de Leh localiza-se no Himalaia, a 3.524 metros de altitude, e está sujeita a condições climáticas extremas. Além disso, está localizada em uma região estrategicamente importante, a apenas 250 quilômetros da fronteira com a China.
O biocombustível é produzido com "óleo vegetal não comestível", cultivado e obtido em regiões tribais.
Além de reduzir os gastos, a medida também ajudaria a reduzir a emissão de carbono da IAF e a dependência indiana de petróleo estrangeiro.
A tecnologia para a produção do biocombustível foi desenvolvida pelo laboratório CSIR-IIP em 2013, entretanto não pôde ser certificado para uso comercial devido à falta de instalações para teste da aviação no país.