O surto afetou uma população de galinhas, segundo informou a mídia chinesa, citando o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China.
"Um surto de influenza aviária H5N1 altamente patogênica ocorreu em uma fazenda no distrito de Shuangqing, na cidade de Shaoyang. A fazenda possui 7.850 galinhas e 4.500 das galinhas morreram devido ao contágio. As autoridades locais recolheram 17.828 aves após o surto", afirmou o Ministério em um comunicado no sábado (1º), segundo publicou a edição South China Morning Post.
Nenhum caso em humanos foi relatado, de acordo com o jornal.
O surto aconteceu em meio ao esforço da China para intensificar medidas para combater o novo coronavírus, que foi detectado pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, em dezembro de 2019, a cerca de 280 quilômetros da fazenda afetada pelo H5N1. As províncias de Hubei e Hunan são vizinhas.
O surto do novo coronavírus - 2019-nCoV - levou a Organização Mundial de Saúde a declarar emergência internacional de saúde pública no início desta semana, apesar de reconhecer que a China demonstra uma resposta robusta ao surto. Mais de 300 pessoas já morreram devido ao novo coronavírus.