O Irã vai lançar um satélite para a órbita da Terra até o fim desta semana, anunciou um ministro do governo nesta segunda-feira (03). EUA consideram o lançamento parte de um programa de desenvolvimento de mísseis balísticos.
"Não estamos com medo de falhas e não iremos perder as esperanças. Com a ajuda de suas preces e de Deus, o satélite Zafar deve ser lançado no fim desta semana, em direção a uma órbita a 350 km da superfície terrestre", anunciou o ministro das Tecnologias de Informação e Comunicação do Irã, Mohammad Javad Azari-Jahromi.
No ano passado, o Irã fracassou em duas tentativas de lançamento de satélites.
Os EUA acreditam que a tecnologia utilizada para colocar satélites em órbita pode ser utilizada para o lançamento de ogivas nucleares, reportou a Reuters.
Teerã nega que seu programa espacial tenha a função de encobrir um programa de desenvolvimento de mísseis, e declarou reiteradamente nunca ter tido a construção de armas nucleares como objetivo.
A administração Trump reimpôs sanções econômicas contra o Irã, após retirar-se unilateralmente do acordo nuclear iraniano, em 2018.
Para a Casa Branca, o acordo nuclear é desprovido de medidas suficientemente severas para impedir o desenvolvimento do programa de mísseis de Teerã.
O primeiro satélite lançado pelo Irã foi o Omid (Esperança), no ano de 2009, e o satélite Rasad (Observação) foi colocado em órbita em 2011. Em 2012, Teerã declarou ter colocado em órbita o terceiro satélite construído nacionalmente, o Navid (Promessa).