Irã anuncia lançamento de satélite que EUA dizem fazer parte de programa bélico

© AP Photo / Iranian National Space CenterFoto de base de lançamento de satélites, no Centro Espacial Nacional Khomeini, no Irã (foto de arquivo)
Foto de base de lançamento de satélites, no Centro Espacial Nacional Khomeini, no Irã (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Irã anunciou que o lançamento de seu quarto satélite deve ocorrer até o fim desta semana. Para Estados Unidos, lançamento serve para encobrir programa de desenvolvimento de mísseis.

O Irã vai lançar um satélite para a órbita da Terra até o fim desta semana, anunciou um ministro do governo nesta segunda-feira (03). EUA consideram o lançamento parte de um programa de desenvolvimento de mísseis balísticos.

"Não estamos com medo de falhas e não iremos perder as esperanças. Com a ajuda de suas preces e de Deus, o satélite Zafar deve ser lançado no fim desta semana, em direção a uma órbita a 350 km da superfície terrestre", anunciou o ministro das Tecnologias de Informação e Comunicação do Irã, Mohammad Javad Azari-Jahromi.

No ano passado, o Irã fracassou em duas tentativas de lançamento de satélites.

Os EUA acreditam que a tecnologia utilizada para colocar satélites em órbita pode ser utilizada para o lançamento de ogivas nucleares, reportou a Reuters.

Teerã nega que seu programa espacial tenha a função de encobrir um programa de desenvolvimento de mísseis, e declarou reiteradamente nunca ter tido a construção de armas nucleares como objetivo.

© AP Photo / Ministério da Defesa do IrãLançamento do foguete-portador de satélite Simorgh (foto de arquivo)
Irã anuncia lançamento de satélite que EUA dizem fazer parte de programa bélico - Sputnik Brasil
Lançamento do foguete-portador de satélite Simorgh (foto de arquivo)

A administração Trump reimpôs sanções econômicas contra o Irã, após retirar-se unilateralmente do acordo nuclear iraniano, em 2018.

Para a Casa Branca, o acordo nuclear é desprovido de medidas suficientemente severas para impedir o desenvolvimento do programa de mísseis de Teerã.

O primeiro satélite lançado pelo Irã foi o Omid (Esperança), no ano de 2009, e o satélite Rasad (Observação) foi colocado em órbita em 2011. Em 2012, Teerã declarou ter colocado em órbita o terceiro satélite construído nacionalmente, o Navid (Promessa).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала