O envio de ajuda humanitária é motivado pelo surto do novo coronavírus no país asiático. O início das preparações para o envio foi informado pelo Ministério através de um comunicado.
"O Ministério para Situações de Emergência da Rússia começou a preparar cargas humanitárias para serem enviadas aos residentes chineses. Nos dias 6 e 7 de fevereiro, as remessas humanitárias serão organizadas nas regiões de Moscou, Tver e Voronezh pelas divisões do Ministério [...] O voo [com a ajuda humanitária] está programado [para decolar] em 8 de fevereiro a partir do Aeroporto de Ramenskoe", disse o comunicado à imprensa.
A ajuda humanitária incluirá suprimentos médicos e equipamentos de proteção individual, acrescentou o documento publicado pelo Ministério.
O número atual de mortes pelo novo coronavírus já ultrapassou 560 pessoas, sendo que mais de 28 mil outras pessoas foram infectadas em todo o mundo desde que o vírus foi detectado pela primeira vez em dezembro de 2019. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto como emergência de saúde internacional.