Originária da América do Sul, a planária Obama nungara se concentra em três grandes populações, sendo duas na Argentina e uma no Brasil.
Contudo, este verme com centenas de pequenos olhos pelo corpo e poucos centímetros de comprimento foi encontrado em grande quantidade na França, assim como na Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido e Bélgica, conforme informou o tabloide Daily Star.
Riscos
Se alimentando de minhocas e caracóis, a Obama nungara poderia destruir cerca de 1/5 do total de invertebrados essencialmente necessários para a agricultura e o ecossistema europeus.
É válido lembrar que a ação das minhocas ajuda no trabalho de agricultores, assim como cria orifícios no solo que auxiliam na drenagem da água em caso de enchentes.
"A grande distribuição desta espécie e sua registrada abundância local, combinada com seu caráter predador, faz da Obama nungara uma ameaça em potencial para a biodiversidade e ecologia do solo europeu", declarou o zoólogo Jean-Lou Justine, do Museu de História Natural de Paris.
Ainda de acordo com registros, a planária já está presente em 75% do território francês, enquanto ameaça o território britânico.
Origem
Se por um lado a planária em questão é oriunda da Argentina, acredita-se que sua chegada ao continente europeu se deu através do comércio de plantas trazidas de fora.
Segundo a mídia, o pouco controle da entrada destes vegetais na Europa seria uma das razões para a abundância da Obama nungara.