O mais antigo vulcão do continente norte-americano está localizado no sudoeste do estado de Utah e é 30 vezes maior do que Yellowstone. Trata-se do Wah Wah Springs, que entrou em erupção pela última vez há 30 milhões de anos. A existência dele foi descoberta apenas em 2013 por pesquisadores da Universidade Brigham Young.
Yellowstone apresenta uma atividade vulcânica frequente, e uma grande erupção ainda pode acontecer, talvez daqui a milhares de anos, de acordo com cientista Ron Smith, professor universitário na Califórnia.
"Yellowstone tem recebido muita atenção devido à gravidade de um supervulcão, e do impacto que teria na Terra", afirmou Smith.
"Não podemos dizer que [a erupção] de Yellowstone esteja atrasada [...] provavelmente vai acontecer outra vez, poderia ser daqui a 500 mil anos, ou daqui a uma semana a partir de terça-feira [4 de fevereiro]", alarmou.
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, a probabilidade de outra erupção ocorrer em Yellowstone nos próximos mil anos é "extremamente baixa", escreve jornal USA Today.
Mother of all caldera-forming events identified at Wah Wah Springs, Utah. http://t.co/gq5tNhZNx5 #Volcanism pic.twitter.com/nOAJYwG6RU
— AZ Geological Survey (@AZGeology) December 12, 2013
Mãe de todos os eventos de formação de caldeiras identificados em Wah Wah Springs, Utah.
No entanto, Wah Wah Springs liberou 30 vezes mais cinzas e escombros que a notória explosão de Yellowstone, apontou Smith. Em comparação com eventos vulcânicos mais recentes, foi 5.000 vezes maior que a erupção do Monte Santa Helena em maio de 1980.
Os depósitos da erupção têm uma espessura de 4.000 metros em algumas zonas do sul no estado norte-americano de Utah, e as suas partes podem ser encontradas até em Nebraska, informou o pesquisador Eric Christiansen em comunicado.
"Imagine a devastação, teria sido catastrófica para tudo que estivesse em um raio de centenas de milhas", afirmou.