Foi encontrada na ilha de Lindisfarne, Reino Unido, em um mosteiro, uma peça que os arqueólogos acreditam ser de um jogo de tabuleiro de origem celta e germânica chamado Tafl (tabuleiro, na língua nórdica antiga).
Os pesquisadores também descobriram em Lindisfarne dois anéis de cobre, um pino de cobre e uma pequena fivela de bronze. Segundo indica o portal da empresa de escavação DigVentures, o mosteiro era famoso pela metalurgia.
Mark Hall, um especialista em jogos romanos e medievais, descreveu a figura de Tafl.
"É extraordinário encontrar uma peça de vidro para jogos Tafl como esta em perfeitas condições. Elas são tão raras quanto os dentes de ganso", disse.
A peça é de vidro azul brilhante, com padrão de riscos brancos e cinco bolas brancas semelhantes a uma coroa, que na opinião dos pesquisadores indica ser uma peça com poder privilegiado no jogo.
De acordo com a equipe da pesquisa, a peça tem 1.200 anos, correspondendo assim a seu período de disseminação no norte da Europa entre os séculos IV e XII d.C. Os arqueólogos acreditam que o objeto foi originalmente enterrado em um mosteiro medieval com um membro de elite do reino medieval de Northumbria, cuja sepultura foi mais tarde arrombada pelos vikings, quando a invadiram em 793.