O parlamentar salientou que Washington segue tentando ganhar força nas bases de Ain Al-Asad e Arbil, mas conta com oposição do Parlamento iraquiano.
Anteriormente, os parlamentares iraquianos votaram a favor de uma moção não vinculativa para retirar todos os militares estrangeiros do país, incluindo o contingente norte-americano, segundo a Sky News.
EUA dizem que estão 'desapontados' com decisão que pede saída de tropas americanas do Iraque https://t.co/JfXC8AzNMF pic.twitter.com/eEnmjqscP3
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 6, 2020
A ação foi tomada depois do assassinato do comandante iraniano, Qassem Soleimani, durante ataque aéreo perpetrado pelos EUA.
Por sua vez, Washington afirmou que não pretendia retirar suas tropas da região, contudo, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, declarou que os dois países estavam discutindo uma redução das tropas norte-americanas no Iraque.
França, Alemanha e Austrália também apresentaram um pedido ao comando conjunto de operações especiais para estabelecer um cronograma de retirada de suas tropas do país, segundo emissora local.