Helicóptero militar estrangeiro teria sido abatido pelo Talibã no Afeganistão

© AP Photo / Allauddin KhanCombatentes do Talibã (foto de arquivo)
Combatentes do Talibã (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Grupo terrorista Talibã afirma ter abatido um helicóptero militar estrangeiro no território do Afeganistão.

De acordo com um comunicado do Talibã (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países), um helicóptero militar estrangeiro foi abatido no distrito afegão de Dilaram, na província de Nimruz, segundo o portal Afghanistan.liveuamap.

O ataque teria ocorrido por volta das 24h00 locais (16h30 no horário de Brasília).

Também de acordo com o portal Afghanistan News, ontem (16), pelo menos oito civis afegãos morreram em um ataque aéreo, atribuído aos EUA, na província de Nangarhar, quando um veículo foi atingido por engano.

Negociações

O suposto abate do helicóptero se dá enquanto decorrem negociações entre os EUA e lideranças talibãs.

O objetivo seria atingir um acordo que pudesse cessar a violência no país e dar início à retirada das tropas americanas do Afeganistão.

Comentando o andamento das negociações, o secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, declarou que "nós temos agora na mesa uma proposta de redução da violência que foi negociada entre nosso embaixador e o Talibã [...] Isso parece muito promissor", disse Esper, citado pelo portal Military.com.

Os EUA, assim como outros países da OTAN, enviaram tropas ao país ainda em 2001, logo após os ataques terroristas de 11 de setembro contra diversos sítios nos EUA terem ocorrido no mesmo ano.

Além da Al-Qaeda (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países), o Talibã também foi associado aos ataques nos EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала