De acordo com o comunicado da Marinha dos EUA, o míssil foi lançado do submarino da classe Ohio USS Maine (SSBN-741) ao largo da costa de San Diego, no estado da Califórnia.
"O teste agendado de hoje confirmou as expectativas de desempenho do míssil Trident II (D5LE), de vida útil aumentada, do Sistema de Armas Estratégicas (SWS, na sigla em inglês), coletando dados adicionais sobre a confiabilidade, precisão e desempenho do SWS. Este lançamento marca o 178º lançamento de mísseis do sistema de armas estratégicas Trident II (D5&D5LE) ", indica o comunicado.
O míssil estratégico Trident II foi originalmente projetado com vida útil até 2024 mas recentemente estes mísseis passaram por uma renovação que os manterá operacionais até finais da década de 2040, segundo informações da Marinha dos EUA.
Os Trident II constituem cerca de 70% do arsenal de dissuasão nuclear dos EUA, que inclui também mísseis balísticos intercontinentais da Força Aérea do país, bem como bombardeiros estratégicos com capacidade nuclear.
No início do mês, o Departamento de Defesa dos EUA confirmou informações anteriores sobre a instalação pela Marinha de ogivas nucleares recém-desenvolvidas de baixa potência W76-2 em submarinos que estão patrulhando o Atlântico.
A carga nuclear de baixa potência W76-2 é uma versão modificada da ogiva de 90 quilotons W76-1, que pode ser instalada em misseis balísticos Trident lançados de submarinos.
De acordo com vice-chanceler da Rússia, Sergei Ryabkov, a instalação de ogivas nucleares de baixa potência em submarinos dos EUA é uma deriva perigosa que pode ter resultados catastróficos.