'Esfregamos o nariz deles na lama': forças sírias reforçam controle sobre Aleppo

© AFP 2023 / AFPTropas do Exército sírio em tanques avançando pela província de Aleppo (foto de arquivo)
Tropas do Exército sírio em tanques avançando pela província de Aleppo (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
As Forças Armadas da Síria estão retomando a região de Aleppo, ficando mais próximas de controlar todo o território sírio. Segunda maior cidade da Síria, Aleppo era o centro econômico do país, até ser destruída por nove anos de guerra.

Nesta segunda-feira (18), o Exército sírio anunciou ter retomado o controle total de dezenas de povoados na região noroeste de Aleppo e que continuará sua campanha para derrotar os grupos militantes "onde quer que estejam".

Os avanços foram feitos após as Forças Armadas da Síria terem reconquistado a rodovia M5, considerada de alto valor estratégico por ligar as duas maiores cidades do país, Aleppo e Damasco, reportou a Reuters.

O presidente sírio, Bashar Assad, comemorou com cautela as vitórias das Forças Armadas em discurso na televisão local.

"Nós sabemos que essa liberação não significa o fim da guerra, nem o término dos atentados terroristas, tampouco a rendição do inimigo. Mas com certeza esfrega o nariz deles na lama", disse Assad. "Esse é o prelúdio para a derrota final deles".

As forças do governo sírio intensificaram a campanha para reconquistar a província de Idlib, o principal reduto das forças de oposição, desde o início deste ano.

© Sputnik / Dmitry Vinogradov Mesquita na província de Idlib, em cidade liberada pelo exército da Síria, em 13 de fevereiro e 2020
'Esfregamos o nariz deles na lama': forças sírias reforçam controle sobre Aleppo - Sputnik Brasil
Mesquita na província de Idlib, em cidade liberada pelo exército da Síria, em 13 de fevereiro e 2020

A ofensiva de Damasco aumentou os riscos de confronto entre forças sírias e turcas. A Turquia mantém postos de observação na província de Idlib, aonde alega lutar contra forças curdas.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que seu exército irá responder aos avanços das forças sírias, caso Damasco não se retire da província síria de Idlib até o fim do mês.

Uma delegação turca se dirigiu a Moscou, nesta segunda-feira (18), para negociar com a Rússia a imposição de um cessar-fogo.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que os ataques de grupos militantes islâmicos contra posições russas e sírias "não podem ficar sem resposta".

"As tropas russas e sírias operando em Idlib, na Síria, estão em constante contato [...] elas estão completamente coordenadas", disse Lavrov.

As Forças Armadas Sírias anunciaram, por sua vez, que "continuarão a sua missão nobre de extirpar todos os remanescentes de organizações terroristas, onde quer que se encontrem no território da Síria".

Na segunda-feira (17), o ministro dos Transportes da Síria, Ali Hammoud, anunciou que o aeroporto de Aleppo deve ser reaberto para voos civis. O primeiro voo partiria de Aleppo para Damasco, nesta quarta-feira (19).

Em breve, o governo tem a intenção de reabrir as rotas ligando Aleppo ao Cairo, informou a agência de notícias local SANA.

© Sputnik / Mikhail VoskresenskyCampo de oliveiras na cidade retomada pelo governo Sírio no sudeste de Idlib, em 25 de janeiro de 2020
'Esfregamos o nariz deles na lama': forças sírias reforçam controle sobre Aleppo - Sputnik Brasil
Campo de oliveiras na cidade retomada pelo governo Sírio no sudeste de Idlib, em 25 de janeiro de 2020

O jornal Al-Watan, por sua vez, anunciou que a rodovia M5 deve ser reaberta ao público até o fim da semana.

A cidade de Aleppo, que era considerada o centro econômico da Síria antes da guerra estourar, há cerca de nove anos atrás, foi alvo de batalhas cruéis, principalmente em 2012 e 2016.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала