A Síria realizou seu primeiro voo comercial em 8 anos pela rota Damasco–Aleppo, anunciou em declarações à Sputnik Árabe o diretor-geral dos aeroportos sírios, Basem Mansour.
O funcionamento do aeroporto foi suspenso em janeiro de 2013 por causa das hostilidades na região.
Mansour acrescentou que o primeiro voo para o aeroporto de Aleppo partiu apenas após um longo período de trabalho de reabilitação e reconstrução no aeroporto, que foi danificado pelos terroristas, que disparavam regularmente morteiros contra diferentes partes de Aleppo.
Dentre os trabalhos feitos, o diretor do aeroporto, Mohammed al-Masry, refere a realização de trabalhos técnicos necessários no aeroporto, bem como a reparação de equipamentos e a reabilitação das pistas feitas pelas autoridades e outras entidades relevantes.
Falando à mídia local, al-Masry disse: "A abertura do aeroporto ao tráfego aéreo é um dos frutos da vitória, que o Exército Árabe Sírio ganhou na guerra contra o terror, e depois que a segurança voltou à cidade de Aleppo."
Basem Mansour acrescentou: "Graças aos sacrifícios do Exército sírio e das forças aliadas, Aleppo foi libertada em 2016, e hoje conseguimos garantir completamente a segurança da região. A partir de agora, o aeroporto pode enviar e receber voos em segurança."
"Os voos domésticos Damasco–Aleppo–Damasco serão agora regulares. Todas as companhias aéreas locais e internacionais têm acesso ao Aeroporto de Aleppo, como era antes de 2011", concluiu o chefe dos aeroportos sírios.
Aviação civil síria desde a guerra
O primeiro voo das Linhas Aéreas Sírias (SyrianAir) partiu do Aeroporto Internacional de Damasco para o Aeroporto Internacional de Aleppo, que teve o funcionamento suspenso em janeiro de 2013 por causa das hostilidades na região.
Para além do voo doméstico da quarta-feira (19) entre Damasco e Aleppo, o Aeroporto de Aleppo está se preparando para seu primeiro voo internacional com destino ao Aeroporto do Cairo em 1º de março de 2020.