O local da suposta queda está aproximadamente 30 km ao sul da área em que as equipes de resgate acreditavam que a aeronave da Malaysia Airlines havia caído em março de 2014.
Conforme disse o ex-piloto Byron Bailey no documentário "MH370: The Untold Story" ("MH370: A história não contada", em tradução livre) do canal de TV britânico Sky News, durante a queda, o piloto do avião, Zaharie Ahmed Shah, estava vivo e tentou realizar um pouso suave que pudesse causar o menor dano possível à aeronave.
Para tanto, Shah teria planado a aeronave antes de a queda ocorrer na latitude 39'10 S,88'18E.
A versão do ex-piloto, com mais de 50 anos de experiência em aviação, contradiz a hipótese adotada pela agência reguladora de aviação australiana (ATSB, na sigla em inglês) de que durante a queda Shah estaria morto e que o avião foi ao mar a partir de uma altitude de 12 km após seu combustível acabar.
"Eu tenho certeza de que o piloto estava tentando abaixar a aeronave ao sul mais afastado em uma localidade remota quanto o possível, e evitar o máximo de dano que poderia afundar a aeronave", afirmou o ex-piloto.
Hipótese possível
Durante o documentário, funcionários da ATSB chegaram a concordar com a teoria de Bailey.
Contudo, segundo o ex-diretor da ATSB, Martin Dolan, atualmente há menos evidências do que aconteceu, tendo em vista que a maior parte da área associada ao suposto cenário já foi varrida.
Tragédia
O voo MH370 da Malaysia Airlines sumiu dos radares enquanto sobrevoava o golfo da Tailândia logo após decolar do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, em 8 de março de 2014.
Com destino a capital chinesa Pequim, o Boeing 777 carregava 227 passageiros e 12 tripulantes.
Apesar das muitas hipóteses sobre o desaparecimento do avião, até agora não existe uma conclusão oficial sobre o incidente.