- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Petroleiros debatem suspensão temporária de greve na Petrobras

© Folhapress / Saulo Angelo Petroleiros deixam faixas de protesto na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, em 15 de janeiro de 2020
Petroleiros deixam faixas de protesto na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, em 15 de janeiro de 2020 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na noite desta quarta-feira (19), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) anunciou que a categoria está estudando a suspensão temporária da greve. O assunto será tratado em assembleias marcadas para esta quinta-feira (20).

A greve reúne milhares de funcionários da Petrobras em diversos estados do país e vinha crescendo desde seu início, em 1º de fevereiro.

Com a suspensão temporária da greve, a categoria poderá participar da mediação com a Petrobras proposta por Ives Gandra Martins, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), conforme nota publicada pela FUP. A reunião está marcada para a sexta-feira (21).

Na terça-feira (18), o ministro divulgou um despacho em que propôs uma reunião entre a Petrobras e a FUP. A proposta, porém, incluiu a condição de suspensão da greve. A indicação dos petroleiros para a reunião será divulgada ainda nesta quinta-feira (20).

Com 19 dias de duração, a greve reúne 21 mil trabalhadores de 13 estados e já é a maior desde 1995. O protesto teve início após a demissão de 396 empregados diretos e 600 indiretos na Araucária Nitrogenados (Ansa), no Paraná.

A fábrica de fertilizantes da Petrobras teve fechamento anunciado em janeiro deste ano. Os funcionários, no entanto, alegam que o acordo que exigia negociação prévia com os sindicatos não foi cumprido. Já a empresa afirma que a negociação foi feita com um sindicato local.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала