Um novo estudo do Serviço Geológico dos EUA alerta que o rio continuará perdendo seu caudal a menos que sejam tomadas medidas para reduzir o aquecimento global, o impacto da seca e do aumento das temperaturas.
Chris Milly, principal autor do estudo, explica que o caudal natural do rio diminuiu em aproximadamente 20% entre 1913 e 2017. Esta redução se deve principalmente às altas temperaturas, mas também à falta de chuva, que é igualmente resultado da mudança climática.
Com o aquecimento global, animais mais bem adaptados ao calor deverão ter vantagens sobre os outroshttps://t.co/xD4akFSuWx
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 20, 2020
O estudo de Milly e Krista Dunne, publicado pela revista Science, estima que a taxa de redução seja de 9,3% em cada grau centígrado de aumento de temperatura.
O principal fator por trás da diminuição do fluxo é a menor camada de neve nas montanhas Rochosas, onde o rio tem origem. A medida que o clima esquenta, há menos neve.
"Como a neve reflete a luz, sua redução significa que a bacia absorve mais luz solar [...] Mas a evaporação da bacia significa que resta menos água para abastecer o rio e suprir as demandas de 40 milhões de pessoas e mais de 2 milhões de hectares de terras de cultivo", explica Milly.
Milly calcula que, até 2050, devemos esperar uma queda entre 14% e 31% no fluxo do rio Colorado em relação à sua média histórica devido ao aquecimento global.