Se você teve alguma vez teve pesadelos onde caía em um profundo buraco escuro, esta fotografia pode tornar os sonhos em realidade.
Foi possível fazer a surpreendente foto graças a uma potente câmera do Experimento Científico de Imagens de Alta Resolução (HiRISE, na sigla em inglês), que tem registrado imagens de Marte desde 2006. A equipe cientifica da Universidade de Arizona aumentou o brilho da câmera para conseguir ver algo no abismo.
Isso nos leva a uma grande questão, o que está se escondendo nas profundezas escuras de Marte?
"O piso do poço parece ser composto de areia lisa, com um declive para sudeste", disse em comunicado o co-investigador do projeto HiRISE, Ross Beyer. "Esperávamos determinar se se tratava de um poço isolado ou se era uma claraboia em um túnel, igual às aberturas nos tubos de lava subterrâneos encontrados por todo o Havaí".
Os cientistas acreditam que Marte pode abrigar cavernas vulcânicas, que poderiam ser locais fascinantes para futuros rovers ou explorações humanas. Poços semelhantes a este descoberto pelo MRO podem ser entradas para estes mundos subterrâneos desconhecidos.
"Obviamente não conseguimos ver nenhum tipo de túneis visíveis nas paredes, porém eles poderiam estar em outras paredes que não são visíveis", concluiu Beyer.