A carreira do líder foi interrompida pela chamada Primavera Árabe, quando a instabilidade política gerada por protestos nacionais no Egito levou à sua queda do posto de presidente.
Na época, Mubarak, apontado como responsável pela morte de 239 manifestantes, chegou a ser sentenciado à prisão perpétua. No entanto, em 2017, as acusações contra o ex-presidente foram retiradas.
O ex-presidente do Egito, Hosni Mubarak, faleceu nesta terça-feira (25), aos 91 anos, de complicações associadas a um câncer de estômago. Mubarak, que é ex-oficial da Força Aérea egípcia, deve receber um funeral militar.
© REUTERS / StringerPresidente do Egito, Hosni Mubarak, profere discurso na Academia de Polícia, no Cairo, em 1985.

Presidente do Egito, Hosni Mubarak, profere discurso na Academia de Polícia, no Cairo, em 1985.
© REUTERS / Roy LetkeyPrimeira-ministra do Reino Unido, Margareth Thatcher, em encontro com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, em Londres, no ano de 1985.

Primeira-ministra do Reino Unido, Margareth Thatcher, em encontro com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, em Londres, no ano de 1985.
© Sputnik / Vitaliy Saveliev / Acessar o banco de imagensPresidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, e sua esposa, Raisa, recebem o presidente do Egito, Hosni Mubarak, e sua esposa, Suzanne, em visita oficial a Moscou.

Presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, e sua esposa, Raisa, recebem o presidente do Egito, Hosni Mubarak, e sua esposa, Suzanne, em visita oficial a Moscou.
© Sputnik / Vitaliy Saveliev / Acessar o banco de imagensPresidentes do Egito, Hosni Mubarak (à esquerda), e da União Soviética, Mikhail Gorbachev, assinam declaração bilateral, no Kremlin, em Moscou.

Presidentes do Egito, Hosni Mubarak (à esquerda), e da União Soviética, Mikhail Gorbachev, assinam declaração bilateral, no Kremlin, em Moscou.
© Sputnik / Vitaliy Saveliev / Acessar o banco de imagensPresidente do Egito, Hosni Mubarak, durante a abertura da exposição "Egito e União Soviética", em Moscou, em 1990.

Presidente do Egito, Hosni Mubarak, durante a abertura da exposição "Egito e União Soviética", em Moscou, em 1990.
© Sputnik / Sergey Subbotin / Acessar o banco de imagensHosni Mubarak em visita à Rússia, então liderada pelo presidente Boris Yeltsin, em 1997.

Hosni Mubarak em visita à Rússia, então liderada pelo presidente Boris Yeltsin, em 1997.
© Sputnik / Vladimir Rodoinov / Acessar o banco de imagensPresidente Hosni Mubarak, durante coletiva de imprensa, em 2004, em Moscou, na Rússia.

Presidente Hosni Mubarak, durante coletiva de imprensa, em 2004, em Moscou, na Rússia.
© REUTERS / Jason ReedPresidente do Egito é recebido na Casa Branca pelo então presidente dos EUA, Barack Obama, em 2010

Presidente do Egito é recebido na Casa Branca pelo então presidente dos EUA, Barack Obama, em 2010
© REUTERS / Amr DalshHosni Mubarak profere discurso durante conferência nacional de seu partido, no Cairo, Egito, em 2009.

Hosni Mubarak profere discurso durante conferência nacional de seu partido, no Cairo, Egito, em 2009.
© REUTERS / Youssef BoudlalApoiadores do ex-presidente do Egito, Hosni Mubarak, comemoram sua saída da prisão de Tora, próximo à capital egípcia, Cairo, em 2013.

Apoiadores do ex-presidente do Egito, Hosni Mubarak, comemoram sua saída da prisão de Tora, próximo à capital egípcia, Cairo, em 2013.
© Sputnik / Andrey Stenin / Acessar o banco de imagensGrupo de apoiadores e de manifestantes contrários à liderança de Mubarak se enfrentam no Cairo

Grupo de apoiadores e de manifestantes contrários à liderança de Mubarak se enfrentam no Cairo
© Sputnik / Andrey Stenin / Acessar o banco de imagensHomem sai ferido de embate entre apoiadores e opositores de Hosni Mubarak, na Praça Tahrir, no Cairo.

Homem sai ferido de embate entre apoiadores e opositores de Hosni Mubarak, na Praça Tahrir, no Cairo.
© Sputnik / Andrey Stenin / Acessar o banco de imagensHomem beija cartaz com a foto de Hosni Mubarak na capital do Egito, Cairo, em 2011

Homem beija cartaz com a foto de Hosni Mubarak na capital do Egito, Cairo, em 2011
© REUTERS / Egyptian State TVPresidente Hosni Mubarak faz discurso à nação pouco antes de sua queda, em 2011.

Presidente Hosni Mubarak faz discurso à nação pouco antes de sua queda, em 2011.
© Sputnik / Египет президент Хосни Мубарак флмубарак тюрьма / Acessar o banco de imagensPrisão de segurança máxima de Tora, onde ficou encarcerado o ex-presidente Hosni Mubarak.

Prisão de segurança máxima de Tora, onde ficou encarcerado o ex-presidente Hosni Mubarak.
© REUTERS / Stringer Presidente do Egito, Hosni Mubarak, sob custódia da polícia, no Cairo, em 2014.

Presidente do Egito, Hosni Mubarak, sob custódia da polícia, no Cairo, em 2014.
© Sputnik / Andrey Stenin / Acessar o banco de imagensApoiadora de Hosni Mubarak faz demonstração na frente da prisão de Tora, em 2014.

Apoiadora de Hosni Mubarak faz demonstração na frente da prisão de Tora, em 2014.
© REUTERS / Stringer Opositor de Mubarak esconde painel com sua foto, em meio a protestos na cidade de Alexandria, em 2011

Opositor de Mubarak esconde painel com sua foto, em meio a protestos na cidade de Alexandria, em 2011
© REUTERS / Mohamed Abd El GhanyEx-presidente egípcio Hosni Mubarak acena da janela do hospital militar do Cairo, em 2015.

Ex-presidente egípcio Hosni Mubarak acena da janela do hospital militar do Cairo, em 2015.
© REUTERS / Amr DalshGarota com foto do líder Hosni Mubarak, durante a celebração dos 33 anos da liberação do Sinai, em 2015.

Garota com foto do líder Hosni Mubarak, durante a celebração dos 33 anos da liberação do Sinai, em 2015.