"O crescimento global em 2020 cairá abaixo dos níveis do ano passado, mas o quanto cairá e quanto tempo o impacto terá ainda é difícil prever", disse Kristalina Georgieva, diretora administrativa do FMI, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (4). "Graças à generosidade de nossos acionistas, temos cerca de US$ 1 trilhão em capacidade de empréstimo geral em que podemos confiar".
Georgieva não quis precisar uma previsão de crescimento econômico, mas informou que o Fundo irá fazer um prognóstico em abril em sua publicação nomeada "World Economic Outlook".
"Enquanto não soubermos a duração desse surto, estaremos em maior incerteza", disse. A diretora do FMI também ressaltou que a economia mundial está em boa forma e isso ajuda a lidar com os efeitos econômicos do novo surto de coronavírus.
"Para países de baixa renda, temos um financiamento emergencial de desembolso rápido de até US$ 10 bilhões, que pode ser acessado sem um programa completo do FMI", disse Georgieva.
Mais de 94 mil pessoas em todo o mundo foram infectadas com a nova cepa do coronavírus, a grande maioria delas na China, onde se originou o surto. Mais de 3.200 pessoas morreram e outras 51 mil se recuperaram após receberem tratamento.