Moradores perto da cidade de Sikeston, no sudeste do estado de Missouri, estão procurando respostas depois de ter sido relatado que mais de 1.000 aves foram encontradas mortas e dezenas de outras aves encontradas feridas no início desta semana.
O agente de Conservação do Condado de Scott, Andrew Mothershead, anunciou na segunda-feira (2) que o Departamento de Conservação de Missouri estava investigando novos relatos sobre as carcaças de tordo-sargentos, cucus de cabeça marrom, quiscalus e estorninhos-comuns perto da vila.
"Estimei que havia mais de 1.000 aves mortas na área. Os relatos de pássaros mortos e moribundos começaram entre as 20h e 21h de ontem, por volta da hora em que uma tempestade se deslocou pela área", declarou em uma publicação de Facebook da segunda-feira (2).
Mothershead observou que a área ao redor de Sikeston experimentou uma mistura de ventos fortes, granizo e relâmpagos no domingo (1º).
O internauta Jonathan Douglass filmou vários pássaros mortos e feridos espalhados por uma estrada em 1º de março, na noite da tempestade.
Mothershead disse que, com base nos hábitos das aves empoleiradas, nas condições climáticas e nos ferimentos observados nas aves falecidas, ele e seu colega Kevin Brunke, um biólogo de história natural do departamento, acreditam que as aves ficaram "assustadas" com a tempestade e "foram pegas de surpresa pelos ventos fortes ou pela luz".
A usuária do Facebook Kim Burton escreveu na seção de comentários sob o post de rede social da cidade que também acredita que os pássaros estavam "amedrontados com os relâmpagos altos e brilhantes".
"Peguei dois melros em um quintal ontem e os coloquei no lixo para pegar hoje", disse também Burton nos comentários. "Os pássaros que encontrei não pareciam ter lesões, parecia ser mais ataques cardíacos."
Outros casos
No início deste mês, dezenas de estorninhos caíram misteriosamente mortos na Catalunha, Espanha. Alguns indivíduos acreditam que as mortes das aves poderiam ser atribuídas a uma recente explosão em uma fábrica petroquímica na cidade de Tarragona.
Em dezembro de 2019, centenas de estorninhos foram encontrados mortos em Anglesey, País de Gales, e, de acordo com uma investigação da Agência de Saúde Animal e Vegetal do Reino Unido, as aves morreram de "trauma e hemorragia interna".
Ainda não está claro exatamente o que as fez cair do céu, mas a unidade de Crime Rural da Polícia do Norte do País de Gales escreveu um tweet em janeiro em que dizia que as aves poderiam estar viajando em uma murmuração enquanto tentavam fugir de um predador.
"É altamente provável que a murmuração tenha evitado a ação enquanto estavam voando, possivelmente de uma ave de rapina, sem que a retaguarda do grupo pudesse parar a tempo e atingindo o solo", disse a unidade.