Arqueólogos, ao escavarem de novo as ruínas da antiga cidade portuária de Bhanbhore, de 2.100 anos, situada na província paquistanesa de Sindh, afirmam ter encontrado o local da maior oficina de escultura em marfim do Mundo Antigo, certamente a maior do período islâmico, anuncia o jornal israelense Haaretz.
Nada menos que 40 quilos de cacos de marfim de cerca de 800 anos foram desenterrados nas ruínas da cidade antiga, e isso era somente o que era jogado fora pelos trabalhadores.

Datam de há um século as primeiras escavações arqueológicas nas ruínas de Bhanbhore, cidade histórica paquistanesa construída um século antes do nascimento de Jesus Cristo.
A oficina foi descoberta no Talhão n.º 9 do sítio arqueológico, que tinha sido explorado pela última vez em 2017.
O achado foi fruto de uma parceria entre os governos de Itália e do Paquistão.
The largest ivory workshop in the ancient world discovered in Bhanbhore, Pakistan – Archeology https://t.co/Wrfh3gfyHu pic.twitter.com/hEw4NAoA5t
— instant.com.pk (@InstantNewsPk) March 5, 2020
A maior oficina de marfim do Mundo Antigo descoberta em Bhanbhore, Paquistão - Arqueologia
O arqueólogo italiano Doutor Simone Mantellini afirmou ao Haaretz que o local "é definitivamente a maior oficina de marfim descoberta no mundo".
O pesquisador considera que os detritos encontrados da arte de esculpir presas de elefante foram apenas o primeiro passo. Ele acredita que se trata apenas do depósito de detritos da unidade, esperando encontrar o galpão onde se produziam as peças.
Wonderful visit to the archeological site of Banbhore today for the Italian community in Karachi.
— Italy in Karachi (@ItalyinKarachi) February 8, 2020
The citizens had the opportunity to meet the Italian and Pakistan team of archeologists working on excavation.
Good example of friendly collaboration between 🇮🇹 and 🇵🇰. pic.twitter.com/L4n3Sawkpp
Foi uma maravilhosa visita ao sítio arqueológico de Bhanbhore para a comunidade italiana de Karachi. Os cidadãos tiveram a oportunidade de conhecer a equipe italiana e paquistanesa de arqueólogos que trabalham na escavação. Eis um bom exemplo de colaboração frutuosa entre a Itália e o Paquistão
Mas Mantellini é perentório: "esta descoberta é única", pois nunca tinha sido encontrado nenhum depósito ou oficina similar.
Os trabalhos de marfim eram, à época, considerados um produto de luxo e alvo de elevada demanda.