O alerta foi dado por residentes locais que viram o réptil à espreita pelos campos agrícolas, segundo informou o jornal Taiwan News.
O prefeito da cidade de Douliu, Hu Ke-qin, compartilhou no Facebook a forma como o jacaré foi avistado, imobilizado e capturado pelo chefe da aldeia de Jiangcuo, Shen Yong-qing, e pelo bombeiro voluntário Liao Guo-zhi.
Os dois homens enrolaram uma corda em volta da boca do jacaré e, depois de alguma luta, conseguiram puxá-lo para fora, relata o Taiwan News.
Não havendo nenhuma fazenda de jacarés nas proximidades, Hu deduziu que o réptil poderia ter sido um animal de estimação fugido ou abandonado.
Com a divulgação da notícia, um morador de Douliu ligou para perguntar sobre o paradeiro do jacaré, dizendo que mantém um em casa como animal doméstico, mas que fugiu durante uma enchente em 2019, suspeitando que o bicho tenha feito da sarjeta o seu covil.
O chefe Shen considerou a história "ridícula", dizendo que se o dono perdeu o jacaré no ano passado e estava apenas tentando encontrá-lo agora, "foi uma sorte não ter ocorrido nenhum ataque do réptil" disse.