A declaração foi uma resposta ao diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, Robert Redfield, que admitiu na quarta-feira (11) que alguns norte-americanos que aparentemente morreram de gripe foram posteriormente testados positivos para a COVID-19.
2/2 CDC was caught on the spot. When did patient zero begin in US? How many people are infected? What are the names of the hospitals? It might be US army who brought the epidemic to Wuhan. Be transparent! Make public your data! US owe us an explanation! pic.twitter.com/vYNZRFPWo3
— Lijian Zhao 赵立坚 (@zlj517) March 12, 2020
O CDC foi posto contra a parede. Quando o paciente zero começou nos EUA? Quantas pessoas estão infectadas? Quais são os nomes dos hospitais? Pode ter sido o Exército americano que levou a epidemia a Wuhan. Sejam transparentes! Tornem públicos seus dados! Os EUA nos devem uma explicação!
A doença por coronavírus foi detectada pela primeira vez em Wuhan, província de Hubei, no final de dezembro de 2019. A China tem a maioria dos casos confirmados - mais de 80,9 mil, incluindo mais de 3 mil mortes.
A partir de agora, o pico da epidemia na China terminou e o país não registrou novos casos em nenhuma cidade da província de Hubei, exceto Wuhan, desde a semana passada. No entanto, o surto está aumentando em outros países do mundo, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o surto agora como uma pandemia.