A Grécia registrou a primeira morte pelo vírus que tem se expandido fortemente pelo continente europeu. Por este motivo, a cerimônia da tocha não foi aberta a espectadores.
With blessings of Sun God Apollo, the high Priestess lights the #OlympicFlame at the Altar of Hera in Olympia.#Tokyo2020 #OlympicTorchRelay pic.twitter.com/1EafkqWbWD
— Anshul Chavhan (@anshul_chavhan) March 12, 2020
Com a benção do Deus do Sol Apolo, a Alta Sacerdotisa acende o fogo olímpico no Altar de Hera em Olímpia.
A cerimônia se tornou a primeira desde 1984 a não contar com espectadores, somente algumas dezenas de autoridades foram convidadas a participar do acendimento da tocha.
Em 19 de março, a chama será entregue ao comitê organizador de Tóquio 2020 em um estádio em Atenas, depois percorrerá o território grego por oito dias.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) reforçou que está determinado a organizar as Olimpíadas de Tóquio, programadas para ocorrerem entre 24 de julho e 9 de agosto. A instituição anunciou em fevereiro a criação de uma equipe especial para monitorar a epidemia mortal do coronavírus.
"Dezenove semanas antes da cerimônia de abertura dos jogos, estamos sendo reforçados em nosso comprometimento por muitas [...] organizações em todo mundo, que tomam medidas significativas para conter o alastramento do coronavírus", afirmou o presidente do COI, Thomas Bach.
O número total de casos de coronavírus na Grécia atualmente figura em 99. A confirmação de um falecimento se refere ao único paciente que estava gravemente doente. Ele foi colocado na unidade de cuidados intensivos de um hospital, porém faleceu hoje, segundo mídia local.