Canadense de 78 anos, passageiro de navio de cruzeiro retido em Recife, recebeu teste positivo para o coronavírus.
"Ele testou positivo para a COVID-19 e nós fizemos a contraprova para certificar na Fiocruz do Rio os exames aqui em Pernambuco", informou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
O navio de cruzeiro está retido no Recife desde que o canadense apresentou os primeiros sintomas da doença, no dia 12 de março. Mais de 600 pessoas estão mantidas a bordo, em isolamento.
Uma outra passageira, de origem irlandesa, também foi submetida a testes. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado e informou que ambos os pacientes estão internados em hospital no Recife, sem previsão de alta.
O diretor regional da Anvisa em Pernambuco, Olimar Cardoso, garante que os passageiros internados não passearam pelo Recife, reportou o portal G1.
Cardoso ainda informou que os demais passageiros do navio não apresentam sintomas de COVID-19.
“Os passageiros estão na sua cabine, eles recebem suas refeições na cabine e, em determinados momentos do dia, o comando da embarcação permite uma circulação, em pequenos grupos, dentro da embarcação, porque é uma situação que ninguém gosta de passar”, disse Cardoso.
Os demais 609 passageiros e tripulantes a bordo do navio de cruzeiro ainda não obtiveram permissão para desembarcar. A maioria dos passageiros é de nacionalidade norte-americana e britânica, mas sete são brasileiros.
O estado de Pernambuco proibiu a passagem de navios de cruzeiro e turismo pelo estado, modificando, por ora, o trajeto de pelo menos oito embarcações que atracariam no Recife até o fim de março.
O governo federal, no entanto, reverteu a decisão divulgada no dia 13 de março de suspender cruzeiros marítimos no país. Brasília considerou que as autoridades locais devem avaliar a necessidade de interromper a viagem de embarcações de turismo.
O navio de cruzeiro com mais de 600 passageiros foi isolado desde o dia 12, ao argo do Recife, em Pernambuco, por suspeita de paciente com coronavírus a bordo. Os passageiros estão mantidos em isolamento, mas a quarentena ainda não foi declarada.