O mapa interativo da Universidade John Hopkins (EUA) permite rastrear os casos de infecção por coronavírus ao redor do globo, em tempo real. De acordo com a ferramenta, o coronavírus já está presente em 140 países do mundo.
No entanto, alguns países ainda estão a salvo. Na Europa, o único país livre da doença até agora é Montenegro. As autoridades do país restringiram a entrada de pessoas vindas de países duramente afetados, como Itália, Espanha, Coreia do Sul, China e Irã. O país mais atingido do Velho Continente é a Itália, com mais de 21.000 casos registrados.
Na América Latina, somente a Nicarágua e El Salvador ainda não detectaram nenhum caso de COVID-19. Por outro lado, o Brasil é o país em pior situação, com 151 pacientes confirmados.
A África é ainda um oásis em um mundo duramente impactado pelo vírus. De acordo com o mapa, 30 dos 54 países do continente ainda não reportaram nenhum caso de coronavírus. Entre eles, dois países de língua portuguesa: Angola e Moçambique. Além deles, paraísos turísticos como a Tanzânia e Madagáscar também ainda seguem livres da doença.
A Ásia Central estava relativamente bem posicionada até este domingo (15), quando o Cazaquistão e o Uzbequistão confirmaram seus primeiros casos de COVID-19. Ambos os países declararam o fechamento de suas fronteiras.
Mas seus vizinhos Quirguistão, Tajiquistão e Turcomenistão ainda não registraram nenhum caso da doença. Na Oceania, o destaque positivo é para Papua Nova Guiné.
O único continente totalmente livre do coronavírus é a Antártica. Milhares de pesquisadores e cientistas vivem nas estações polares do continente, mas até agora, ninguém contraiu o coronavírus.
De acordo com os dados mais recentes, o mundo já registrou 156.400 casos da doença. Destes, 5.833 pessoas faleceram e 73.969 já se recuperaram.
De acordo com o mapa interativo, os países mais afetados do mundo são a China, Itália, Irã, Coreia do Sul, Espanha, Alemanha, França e Estados Unidos.