O acessório, que podia ser colocado no peito de uma criança para obter o dobro de proteção contra o mal, correspondia a uma peça bifurcada com um aspecto um tanto curioso.
Aparentemente, os antigos romanos teriam usado amuletos em forma de pênis com asas para afastar doenças e má sorte, conforme explica portal Lad Bible, aclarando que as peças ímpares eram penduradas em uma corrente no pescoço, ou então poderiam ter sido penduradas nas casas para dar uma energia afrodisíaca.
Scared of #coronavirus? This charming Roman winged todger amulet will keep you safe.
— That Was Genius (@that_was_genius) March 11, 2020
And if the magic doesn't work, at least wearing a pork sword round your neck will keep strangers at a non-infectious distance...#Corona #COVID19 #history #romanshttps://t.co/2Inw2evBAb
Está com medo do coronavírus? Este charmoso amuleto de uma genitália masculina com asas vai protegê-lo. E se a magia não funcionar, ao menos pode pendurar um pênis de porco em seu pescoço que irá te manter a uma distância não infecciosa das outras pessoas.
De acordo com Anthony Philip Corbeill, especialista que comentou o achado ao site Atlas Obscura, arqueólogos têm encontrado amuletos de pênis em vários cantos do mundo, incluindo Itália e Israel.
Corbeill acrescentou que quem usava amuletos de pênis acreditava se beneficiar de uma "força divina", sendo que a energia sexual estava diretamente "ligada ao poder de reprodução".
Acredita-se que tanto meninos como meninas usavam estes amuletos, já que os seus pais recorriam a forças sobrenaturais para garantir que seus filhos estivessem sãos e salvos, levando em consideração que a taxa de mortalidade infantil na antiguidade era altíssima (cerca de 50% das crianças morriam antes de completar 5 anos de idade durante epidemias).
Alguns pais afetuosos, pelo visto, queriam proteger os seus filhos ainda mais, optando por amuletos com um pênis de um lado e um punho fechado do outro lado. O punho fechado, conhecido como figa, tinha conotação de pênis e genitálias em geral, dando o dobro de sorte e proteção a quem usasse o amuleto.