- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Pedido e desenvolvido com o Brasil, caça sueco Gripen F começa a tomar forma (VÍDEO)

© Foto / Divulgação / Força Aérea BrasileiraPrimeiro caça Gripen E brasileiro fará o seu voo inaugural ainda em 2019 na Suécia
Primeiro caça Gripen E brasileiro fará o seu voo inaugural ainda em 2019 na Suécia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Desenvolvido praticamente do zero a pedido do Brasil, o caça de combate sueco Gripen F começou a tomar forma nesta semana, quando a companhia Saab realizou o primeiro corte de metal para a versão do caça de dois lugares na fábrica de Linköping, na Suécia.

Ao contrário do Gripen E, que é um monoposto (um lugar) e que começa a chegar ao Brasil a partir do próximo ano, o Gripen F encontra-se em um estágio anterior, já que foi necessário desenvolver todo um sistema para o segundo piloto.

A primeira peça cortada para o novo modelo será usada na seção de dutos de ar, localizada logo atrás do cockpit da aeronave. O andamento do projeto se dá em parceria da Saab com as empresas parceiras brasileiras Embraer, AEL Sistemas, Akaer e Atech.

"Este foi um trabalho de equipe onde tivemos muitas pessoas dedicadas, tanto na Suécia como no Brasil, construindo o caminho para este importante marco da nova versão do Gripen. Estes marcos são momentos especiais devido a sua raridade e faz com que estejamos realizados", avaliou o chefe da Saab Aeronautics, Jonas Hjelm.

Na 12ª LAAD Defence & Security, a mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, realizada no ano passado no Rio de Janeiro, o presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, destacou o Gripen F é um projeto que saiu praticamente do zero e conta com quase 50% de tecnologia de Brasil e Suécia.

Na ocasião, ele detalhou que não são poucos os itens que mudam entre os dois modelos do Gripen: adição do assento traseiro no cockpit; sistema de oxigênio, telas e comandos; adaptação do sistema de energia elétrica; redesenho da seção das tomadas de ar; redesenho da extensão da fuselagem dianteira; e rearranjo aviônico e das instalações elétricas.

© Sputnik / Thiago de AraújoCaça sueco Gripen E, da companhia Saab, parceira da Força Aérea Brasileira (FAB)
Pedido e desenvolvido com o Brasil, caça sueco Gripen F começa a tomar forma (VÍDEO) - Sputnik Brasil
Caça sueco Gripen E, da companhia Saab, parceira da Força Aérea Brasileira (FAB)

No total, o Brasil encomendou 28 caças monoposto (um assento) do Gripen E, que serão entregues no Brasil a partir de 2021 – o primeiro caça já realiza voos de teste em solo sueco –, e oito caças Gripen F, com entregas acontecendo a partir de 2023. Parte da produção dos aviões será na Suécia, enquanto outra parte se dará na planta da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала