O cenário fascinante foi captado da órbita do Planeta Vermelho. Será que algum dia este lugar poderá se transformar em uma atração turística para visitantes espaciais?
A imagem exibe várias planícies da parte sudoeste do Juventae Chasma, um desfiladeiro localizado no maciço sistema de cânions Valles Marineris, uma vasta área que tem cerca de 4.000 mil quilômetros de comprimento, relata The Sun.
© Foto / NASA / JPL / UArizonaImagem dos cânions Valles Marineris em Marte
Imagem dos cânions Valles Marineris em Marte
© Foto / NASA / JPL / UArizona
A profundidade deste sistema marciano pode alcançar até sete quilômetros, ou seja, quatro vezes mais profundo que o ponto mais baixo do Grand Canyon.
Na imagem podem ser observados três terrenos distintos: planícies com prováveis "canais invertidos", outras com camadas expostas e outras com camadas em uma muralha.
© Foto / NASA / JPL / UArizonaFormações em camadas profundas de cânions marcianos
Formações em camadas profundas de cânions marcianos
© Foto / NASA / JPL / UArizona
A parte superior da imagem exibe crateras e cumes ondulantes que provavelmente são "canais de fluxo invertidos" que ocorrem quando uma área outrora baixa se torna alta.
As formações em camadas são bastante comuns nos desfiladeiros em Marte, no entanto é desconhecido o processo que os formou.