A companhia Wyoming Asphalt Sour foi a primeira a propor um preço negativo ao petróleo, segundo a agência Bloomberg. Suas matérias-primas se utilizam principalmente para a produção de betume.
O Mercurial Energy Group Ltd. estava disposto a pagar US$ 0,19 (R$ 1) por cada barril de petróleo cru que for retirado de suas instalações de armazenamento em março. A empresa vende petróleo de alto conteúdo de enxofre.
Segundo a analista Elisabeth Murphy, da ESAI Energy, os lugares onde se produz este petróleo estão distantes dos portos marítimos e é difícil transportar o produto aos consumidores.
Os comerciantes de hidrocarbonetos, consultados pela agência, não descartam que outros tipos de petróleo possam também ser negociados por preços negativos.
A demanda mundial pelo petróleo cru e produtos derivados está diminuindo devido à crise econômica associada ao coronavírus. Neste contexto, alguns vendedores se veem obrigados a baixar seus preços.
Outra razão que provocou a forte desvalorização foi o fracasso do acordo da OPEP+ e a promessa da Arábia Saudita de aumentar sua produção.