Segundo o jornal O Globo, trata-se do primeiro voo humanitário de repatriação pago pelo governo federal com recursos de medida provisória editada na semana passada.
A MP prevê recursos para o fretamento de aeronaves e ações consulares relativas ao coronavírus no valor de R$ 50 milhões.
O voo sairá de Quito no fim da tarde de segunda-feira (30), com destino a São Paulo, onde chegará na madrugada de terça-feira (31).
De acordo com a embaixada brasileira no Equador, ainda restam assentos disponíveis no voo.
O Itamaraty vinha negociando com as companhias aéreas comerciais maneiras de trazer brasileiros do exterior, mas nem sempre com resultados satisfatórios.
Portugal tem maior número de brasileiros retidos
A Embaixada do Brasil em Portugal emitirá uma queixa por descumprimento do Código de Defesa do Consumidor contra a LATAM devido ao tratamento dado pela empresa aos brasileiros, que vem se queixando da companhia.
Portugal é o país com o maior número de brasileiros retidos no exterior. Segundo a Embaixada, mais de mil estão à espera para retornar, enquanto cerca oito mil já conseguiram voltar.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) da semana passada apontavam que cerca de 11 mil brasileiros no exterior não conseguem retornar devido à pandemia.