Realizado no início da manhã de domingo (29), o lançamento ocorreu sem problemas, informou a mídia estatal norte-coreana KCNA, citada pela agência sul-coreana Yonhap, adicionando que o teste foi feito para "verificar as características estratégicas e técnicas" do novo lançador pesado, que foi apresentado em uma série de testes recentes no país.
Não está claro se o líder norte-coreano Kim Jong-un esteve presente para supervisionar pessoalmente o lançamento.
De acordo com os militares sul-coreanos, dois projéteis de curto alcance foram disparados de uma instalação nas proximidades da cidade de Wonsan, na costa leste do país na manhã do domingo.
Os mísseis voaram cerca de 230 quilômetros, atingindo uma altitude de 30 quilômetros antes de caírem no mar do Japão, fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de Tóquio.
Retomada de lançamentos
A Coreia do Norte aumentou recentemente a sua atividade de lançamento de foguetes e mísseis, com o teste de domingo se tornando o quarto do país em um mês, embora continue respeitando as normas sobre mísseis balísticos de longo alcance e testes nucleares.
Pyongyang retomou os lançamentos depois que Washington se recusou a mudar sua abordagem diante das conversações de desnuclearização paralisadas, conforme exigido pelo país norte-coreano, buscando uma retirada parcial das sanções econômicas em troca do desarmamento nuclear.
Os EUA insistem que a Coreia do Norte deve primeiro desmantelar completamente as suas capacidades nucleares antes de qualquer alívio de sanções ser considerado.