Em entrevista à Sputnik, Aleksandr Lukashevich, embaixador permanente da Rússia na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), comentou o atual panorama mundial:
"Penso que haverá grandes mudanças no sistema de relações internacionais em geral. De fato, elas já eram necessárias há muito tempo. A infecção pelo coronavírus, que modificou fortemente a vida não só da sociedade, mas também dos Estados e todos os continentes, afetará, sem dúvidas, a esfera da diplomacia. Isso terá reflexos no sistema de coordenadas na Europa."
De acordo com o diplomata, "este processo de reflexão sobre como viveremos após o coronavírus se desenvolve ativamente também aqui, na OSCE".
Lukashevich destacou a necessidade de mudanças na organização para responder aos desafios da atualidade, modernizando seu funcionamento, uma vez que é impossível evitar uma mudança nas estruturas da OSCE.
Em referência à diplomacia no seio da organização europeia, o diplomata russo considera que agora estão em demanda novas possibilidades e métodos de comunicação.
Agora, conforme relata Lukashevich, a comunicação no Conselho Permanente da OSCE se dá online e por meio de videoconferências.
Desde 11 de março, a Organização Mundial da Saúde alçou a crise gerada pelo coronavírus ao patamar de pandemia. Ao todo, mais de 870 mil casos foram confirmados mundialmente.