O presidente estadunidense fez ontem este anúncio na sua conta de Twitter, em meio à prolongada tensão entre os dois países.
Upon information and belief, Iran or its proxies are planning a sneak attack on U.S. troops and/or assets in Iraq. If this happens, Iran will pay a very heavy price, indeed!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 1, 2020
Com base em informações e convicções, o Irã e forças pró-iranianas estão planejando um ataque furtivo contra tropas e/ou ativos dos EUA no Iraque. Se isso acontecer, o Irã pagará um preço muito elevado!
Fontes anônimas informaram que os EUA acreditam que forças pró-iranianas estariam planejando um ataque furtivo e que o tweet de Trump foi um aviso à liderança da República Islâmica para que diga aos seus apoiadores que recuem ou enfrentarão as consequências, revela Fox News.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, respondeu ao presidente americano dizendo que o país não tem apoiadores mas sim amigos.
Don’t be mislead by usual warmongers, AGAIN, @realDonaldTrump:
— Javad Zarif (@JZarif) April 2, 2020
Iran has FRIENDS: No one can have MILLIONS of"proxies"
Unlike the US—which surreptitiously lies, cheats & assassinates—Iran only acts in self-defense. Openly
Iran starts no wars, but teaches lessons to those who do
Donald Trump, não seja enganado OUTRA VEZ pelos habituais belicistas. O Irã tem AMIGOS: ninguém pode ter MILHÕES de "forças pró-iranianas". Ao invés dos EUA, que secretamente mentem, enganam e assassinam, o Irã apenas age abertamente em autodefesa. O Irã não começa guerras, mas ensina àqueles que as começam.
Anteriormente o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Abbas Mousavi afirmou que Teerã considera o "belicismo" militar dos EUA no Iraque perigoso e que este poderia potencialmente criar "condições catastróficas", destabilizando a região.