Durante a ação, os dois pilotos da aeronave teriam morrido após malsucedida tentativa de se ejetarem da aeronave.
Para provar o abate da aeronave, membros do Exército Nacional Líbio (LNA, na sigla em inglês) filmaram o que seria o paraquedas de um dos pilotos, como visto no vídeo abaixo.
🔴 #Libya Ulusal Ordusu (#LNA), Awjilah/Abu Grain yakınlarında Hafter milislerine ait muharebe eğitim uçağı L-39'un düşürüldüğü açıkladı. Uçaktaki 2 pilot'ta hayatını kaybetti. pic.twitter.com/TeIm5cYG1v
— GÖKTÜRK ¦ #EvdeKal 🇹🇷 (@GokturkReport) April 2, 2020
Contudo, não foram divulgadas imagens dos destroços do avião.
A aeronave L-39 Albatros, de origem tchecoslovaca, seria a última deste tipo em poder do Governo do Acordo Nacional (GNA, na sigla em inglês), publicou o portal Russkoe Oruzhie.
L-39 na Líbia
A Líbia recebeu aeronaves L-39 Albatros ainda nas décadas de 70 e 80.
Uma versão melhor armada foi desenvolvida para o país, enquanto a aeronave foi projetada para o treinamento de pilotos militares.
Desde o início do conflito civil na Líbia em 2011, as forças adversárias acabaram por tomar posse dessas aeronaves.
Conflito na Líbia
Atualmente, a Líbia vive fortes tensões enquanto seu território está divido entre duas principais forças: o LNA, comandado pelo marechal Khalifa Haftar, e o GNA, com sede em Trípoli e reconhecido internacionalmente.
Apesar do reconhecimento, o GNA detém controle somente na capital e parte do noroeste da Líbia, enquanto o LNA tem suas forças espalhadas pelas outras regiões do país.