- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Maranhão pede ajuda ao governo Bolsonaro após ataques contra povos indígenas

© Folhapress / Eduardo AnizelliÍndios da etnia Guajajara em uma estrada entre duas aldeias no Maranhão
Índios da etnia Guajajara em uma estrada entre duas aldeias no Maranhão - Sputnik Brasil
Nos siga no
O estado do Maranhão pediu ao governo federal que envie tropas da Guarda Nacional para o território indígena Arariboia após uma série de ataques, incluindo cinco assassinatos, de moradores conhecidos por sua luta contra a extração ilegal de madeira.

As autoridades estaduais disseram que decidiram solicitar ajuda federal depois que Antônio Filho Providência Guajajara, um membro da tribo Guajajara, foi baleado na cabeça no sábado. Ele foi encontrado vivo e transferido para um hospital próximo.

O ataque ocorreu poucos dias depois que outro membro de sua comunidade indígena foi morto. Em 31 de março, Zezico Guajajara, um professor que denunciou repetidamente o desmatamento ilegal, foi encontrado morto a tiros em uma estrada perto de sua cidade.

Cinco homens de Guajajara foram mortos desde novembro do ano passado.

"Peço que a Guarda Nacional seja enviada à área indígena, um território federal, para evitar mais conflitos e mortes", escreveu Francisco Gonçalves, secretário estadual de Direitos Humanos, em carta a Sergio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública.

A carta denuncia que há "crescentes conflitos internos" no território indígena, bem como vínculos com o crime organizado na região.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала