A cidade de Baicheng, na província de Jilin, foi atingida por uma imensa onda de areia e poeira, como se fosse um tsunami, fazendo com que os moradores gritassem assustados, segundo o tabloide Daily Star.
O fenômeno "apocalíptico", também conhecido como "tempestade negra", fez com que os moradores da região voltassem o mais rápido possível para suas casas, entretanto, muitas pessoas foram surpreendidas pela tormenta.
As autoridades meteorológicas da região emitiram alertas para o fenômeno com duração de 24 horas. A tormenta atingiu também a região autônoma chinesa da Mongólia Interior, que emitiu um alerta ainda mais sério. Nesta área do país, a visibilidade era inferior a 500 metros.
Além disso, as autoridades alertaram para possíveis incêndios florestais devido aos fortes ventos registrados nestas regiões. A tempestade de areia desloca-se agora para leste.
Anteriormente, o fenômeno foi registrado na Austrália, onde o Sol chegou a ficar bloqueado pela nuvem de poeira, após meses de incêndios florestais. Tenerife e Gran Canária (Espanha) também foram atingidas por uma tempestade semelhante em fevereiro.