Conservadores escoceses acharam as pinturas durante a reparação de Ta-Kr-Hb, que se pronuncia Takerheb e é considerada uma sacerdotisa ou princesa de Tebas, Grécia.
A múmia, que tem cerca de 3.000 anos, se encontrava em um estado frágil por ter sido alvo de ladrões de sarcófagos ao longo da história. A conservação é necessária para que as suas condições não se deteriorem mais ainda, antes que a múmia seja exibida no Museu City Hall na cidade de Perth, na Escócia, relata Daily Mail.
Conservadores ficaram impressionados ao encontrar figuras pintadas de uma deusa egípcia tanto na parte interna como na parte externa do caixão quando Ta-Kr-Hb foi retirada do sarcófago.
Ambas as figuras descobertas são representações da deusa egípcia Amentet, conhecida como Ela do Ocidente ou Senhora do Oeste.
"Foi uma grande surpresa encontrar estas pinturas", afirmou Mark Hall, responsável pelas coleções do Museu e Galeria de Arte de Perth.
"Nós nunca tínhamos tido motivo para levantar a múmia tão alto para que pudéssemos ver a parte inferior externa, e nunca tínhamos a retirado do sarcófago, não esperávamos ver nada lá. A revelação das pinturas em ambas as superfícies nos oferece um verdadeiro bônus e algo muito especial para compartilhar com os nossos visitantes", explicou Hall.
Serão ainda realizadas pesquisas mais cuidadosas das pinturas para desvendar mais informações sobre a história da múmia que seria de 760 a 525 a.C.