Roman Vilfand, diretor do Centro Meteorológico da Rússia, salientou que a maioria dos voos permanecem suspensos, portanto, os dados fornecidos por aviões são escassos.
"Claramente, isto repercutirá na qualidade dos prognósticos, ainda que eu espere que o dano não seja decisivo. Atualmente é difícil determinar, é necessário passar um tempo", disse o diretor do centro meteorológico.
A Transmissão de Dados Meteorológicos de Aviões (AMDAR, na sigla em inglês) é um sistema que utiliza sensores, computadores e outros equipamentos existentes a bordo para coletar, processar e transmitir dados meteorológicos a estações terrestres.
Vilfand precisou que os aviões russos não contavam com ditos equipamentos, que permitem medir durante o voo a temperatura, a pressão atmosférica, a umidade e a velocidade do vento.
"Para os meteorologistas, o fato de que haja menos aviões tem um grande efeito negativo", disse, agregando que os especialistas russos também utilizam nos prognósticos os dados recolhidos por aviões de outros países.
Segundo o especialista russo, o diretor da Subdivisão do Sistema Terrestre da Organização Meteorológica Mundial, Lars Peter Riishojgaard, também alertou sobre o problema.