Nesta sexta-feira (10), uma das maiores companhias de balé clássico do mundo, o Ballet Bolshoi, vai apresentar ao vivo "O Quebra-Nozes", de Tchaikovsky, no seu canal no YouTube. A transmissão começa às 13h no horário de Brasília e o vídeo ficará disponível durante dois dias.
A Sputnik Brasil vai acompanhar a transmissão, junto com a bailarina Alice Botelho, que contou quais são as suas expectativas para "O Quebra-Nozes".
"Como bailarina, sou suspeita para falar sobre o Ballet Bolshoi, que é uma das maiores companhias de balé clássico do mundo. Eles raramente fazem turnê, o preço dos ingressos não é muito acessível e esgotam muito rápido. Então hoje teremos uma oportunidade única", explicou.
Ela acredita ser essencial ter acesso à arte em momento tão delicado, como o da pandemia de COVID-19.
"Estamos vivendo um momento muito tenso, de muita apreensão. A arte, no geral, dentro da nossa casa, pode reanimar os ânimos. A gente pode se aliviar um pouco, se desprender de tudo isso que está acontecendo. Ter contato, agora, com o belo, com o primoroso, é essencial", disse.
O Ballet Bolshoi tomou a iniciativa de transmitir suas peças on-line de graça em meio à campanha para que as pessoas fiquem em casa durante a quarentena.
Para os bailarinos, "ter a consciência de que sua apresentação vai ser disponibilizada para o mundo inteiro, é muito impressionante. Deve ser uma sensação maravilhosa e muito desafiadora", ponderou Botelho.
O balé "O Quebra-Nozes" faz parte do repertório clássico. É uma das três peças que o compositor Pyotr Ilitch Tchaikovsky fez para o balé, ao lado de "Lago dos Cisnes" e "A Bela Adormecida". "É uma peça tradicional e deve ser uma das mais encenadas no mundo", contou Botelho.
Mesmo quem nunca ouviu falar desse balé, com certeza vai reconhecer muitas das músicas e melodias entoadas durante a peça.
A bailarina lembrou que "nós, como brasileiros, temos uma proximidade um pouco maior porque o Brasil é o único lugar do mundo que tem uma escola do Ballet Bolshoi fora da Rússia, em Joinville (SC). Isso é motivo de orgulho para nós do mundo da dança."
Acesse aqui o link do canal do Ballet Bolshoi para assistir à transmissão, que irá ter início às 13h do horário de Brasília. A Sputnik Brasil deseja um ótimo espetáculo e faz votos para que todos fiquem em casa durante a quarentena.